Parece que teve debate entre um stalinista e um trotkista sobre a Segunda Guerra Mundial em um podcast cujos anfitriões torciam mesmo é pro hitler...
Parece que teve debate entre um stalinista e um trotkista sobre a Segunda Guerra Mundial em um podcast cujos anfitriões torciam mesmo é pro hitler...
Curiosamente... Neste mesmo podcast: Breque dos Apps Jessé João Carvalho A filha de Che Satinelli Doidão Ouriques Samia Bonfim Jean Wyllis F. Kreppe Doidão Pimenta Koburi Doidão Jabbour F. Durante Glauber Braga Gaiofato [...] Não parece uma análise séria personalizar em alguns setores comunistas
Bluesky tá um porre. Todo santo dia isso. Como aqui é mais limpinho, parece que uma galera se sente impoluto e incorpora papel de ombudsman de militancia.
Que militância, meu filho. Participação em podcast é militância onde? É cada uma que me aparece.
Entenda o termo militancia como agitação de esquerda ou autopromoção. Só estou cansado de entrar no blsky e a pauta o tempo todo ser analise de comunista no youtube. Mas tudo bem, culpa minha, devia ter guardado pra mim.
Curiosamente... Eu não tô falando do Jones. Vocês só presumem que tudo é sobre ele. Que, pra mim, é um puta de um QED. Tá errado não importa quem faça, Thiago. Vai dar merda não importa quem esteja fazendo. Não é pra ir em espaço que entrevista nazi. Não é pra entrevistar nazi e nem debater.
Obs.: acho que seja um posicionamento justo. Respeito todos que optaram por não ir. Mas estamos discutindo como sendo virtude algo que é claramente apenas uma posição tática momentanea de algumas organizações.
Seu comentário foi sobre o Breno Altman (PT/ML) e o Gustavo Machado (PSTU/trotskista). Mas tivemos antes: Tivemos JM (PCBR/ML), Carvalho (Maoista), Humberto (PCdoB), Jabbour (CC PCdoB), Samia Bonfim (MES/PSOL), Glauber Braga (PSOL), Wyllis (PT), Kreppe (PDT)... +
+ O ponto é: Estamos discutindo normalização de espaços (para lá de normalizados incluindo por parlamentares) ou estamos discutindo orientação de uma organização específica que optou por não estar nesses espaços? Porque o problema, se existe, certamente não é personalista. +
+ Assim, como a questão certamente não é apenas economia de atenção. Aliás, curiosamente, essas figuras todas listadas tiveram mais tempo de tela nesse canal do que em mídias progressistas (dava para tirar uma temporada inteira de podcast dali). +
+ Falou-se muito em furar a bolha, mas pouco de quão fechada a bolha tem sido: Opera Mundi, Faixa Livre e Farol Brasil são uma enorme janela para várias figuras das esquerdas, mas fora isso, foi um podcast desse tipo daí que abriu espaço para esse povo todo.
É isso.
Po Caio, tu nessa também...
Porra, o surpreendente é após anos de freixismo, de "não podemos ficar só falando pra bolha", enquanto a extrema direita falava pra caralho entra a bolha, ainda ter gente acreditando em papo de "durar a bolha" e não em de fortalecer posições da classe. Eu sou time Safatle nessa desde sempre.
Entendo Caio, mas o Freixo furava a bolha defendendo um programa econômico em comum com Armínio Fraga. Coisa muito diferente do que rola com o podcast dos irmãos lá, onde posições de esquerda são defendidas ante as distorções que já haviam se tornado lugar comum no imaginário. E já vejo retorno.
Vc já se perguntou qntos ideólogos/políticos/militantes de direita foram em algum canal de esquerda? Pq não há preocupação deles de furar a bolha? Pq a esquerda insiste em ir em canais de direita pra "ganhar espaço"?
Pois é. Galera insiste nessa merda sem se perguntar o básico: por que diabos Olavo de Carvalho nunca debateu com esquerdista? Quer discutir caminho pra vitória, olha quem venceu, caceta. Eles venceram e nunca foi fazendo essa patoacada.
E é óbvio que a razão é que somos mais liberais que eles. É puro liberalismo encruado, crença absoluta que o debate de ideias irá descer em um cavalo alado e resolver toda a luta de classes. Não, caceta. Tem que organizar o próprio campo, conversar com a base, reunificar(sem monolitizar) a esquerda
Essa é uma excelente pergunta com uma resposta longa. Bem, a esquerda não tem programas de alcance, mas a extrema direita ocupou sim, dioturnamente, os espaços com alcance que teve acesso, mesmo que tivessem críticos no comando. Quantos Roda Viva a extrema direita não foi?
Houve, na década passada, um processo de politização e, ao mesmo tempo, alfabetização política de muita gente que não ligava. Essa alfabetização política e o glossário que introduziu eram de extrema direita. O imaginário público passou a ter ideias de extrema direita como lugar comum.
Por isso, surgem mil vezes mais podcasts de extrema direita, mesmo entre aqueles que não nascem apoiados por organização afim. Esses podcasts tem público e não estão se opondo ao discurso de esquerda, só tem preconceito. Ir lá e desmontar, mesmo que apenas para o público, as distorções funciona.
Essa é a minha tese. Posso estar errado, mas tenho observado isso.
Alô "esquerda", agora vc tem q imitar as estratégias da direita, mesmo sem os tubos de dinheiro q ela tem.
A extrema direita nem sempre teve tubos de dinheiro no Brasil, cara. Ela começou pangaré e destronou o tucanismo ainda sem receber tais tubos de dinheiro. Então, sim, tem que estudar tudo que dá certo. Porque, inclusive, foi isso que a esquerda marxista sempre fez.
Mas a extrema direita fez exatamente isso. Exatamente. Foram em Roda Viva cheio de crítico a rodo pra ganharem território, não ignorem isso. Até nazbol recentemente cavou entrevista no Opera Mundi, a qual repudiei, mas tava lá. Só não foram em programas de esquerda porque não tem um grande.
Estudar é uma coisa. Imitar é outra. Seria maravilhoso se tivesse uma resposta pronta.
Mas qual o lado negativo de ocupar esses lugares? Queria muito entender de onde vem esse pensamento diminuir figuras como o jones manoel por usar desses palcos pra promover pautas de esquerda radical.
"esse lugar" sendo literalmente um podcast com um sol negro estampado no thumbnail? Não há nada errado em colocar esse espaço como legítimo pra diálogo da esquerda? É óbvio que construir esse espaço, que nasce mal e envelhecerá pior, é péssimo. Essa passividade de "ocupar espaço" é triste.
Foi-se o tempo de canal de TV e rádio, onde havia algo intrínseco no espaço, isto é, o controle do espectro eletromagnético onde as informações se difundiam. Agora, o espaço é o YT, onde o espectro magnético é a curtida. Você vai e leva algo de presente pro espaço, seu público. Parte fica lá.
E não há novidade nenhuma nessa crítica. Tá lá o Joe Rogan. Deu merda pra caralho. E ele nem tinha UM LITERAL SOL NEGRO no thumbnail.
Um monte de gente forte da esquerda americana se recusou a ir, eu poderia afirmar que deu merda também por não termos olhado para o espaço de forma diferente, não? Enquanto caras meia boca como o Richard Wolff foram no do lex freedman (mesmo público) e fizeram um belo trabalho de divulgação.
Estamos falando do 3 irmãos podcast certo? Eles usam um sol negro? Pq tenho acompanhado o podcast ultimamente e um dos hosts parece realmente ter sido movido ao campo comunista devido aos debates promovidos. Obviamente sei q existe muito interesse pessoal nessa sociedade do espetaculo, mas ate ai
Enfim. Respeito muito suas análises politicas mas fico real encucado em como a esquerda mais academica consegue ver com maus olhos o papel que figuras como o jones vem fazendo. Numa sociedade imbecilizada como a nossa o unico jeito de chegar aos imbecis eh ocupando palcos imbecis
Em que thumbnail? Espaço legítimo quem define é o público, por mim só falaríamos na tv brasil, mas aposto que o impacto não estaria sendo interessante. Eu também não defendo qualquer debate, nem mesmo esse que citou, mas o problema não é o espaço.
Estamos falando do 3 irmãos podcast certo? Eles usam um sol negro? Pq tenho acompanhado o podcast ultimamente e um dos hosts parece realmente ter sido movido ao campo comunista devido aos debates promovidos. Obviamente sei q existe muito interesse pessoal nessa sociedade do espetaculo, mas ate ai
Não estou achando esse vídeo no canal deles, encontrei em outro canal. Se for no deles mesmo, independente do que acho que isso seja para eles, é um erro convidados de esquerda não repudiarem essa thumb. Agora, deixar de ir continua não sendo, pra mim, efetivo nem mesmo em mitigar o uso disso aí.
Longe de mim passar pano pra potenciais apitos de cachorro, mas se o assunto fosse nazistas no brazil e tivesse a suastica, eu n cravaria com ctz q se trata de endosso, talvez uma falta de nocao do editor. digo isso pq pelo q vi ate aqui dos episodios, n vi nenhum indicio de promocao nazista
Vi um corte desse trem que termina com um abraço do farinazzo pra um dos debatedores. O errado na história era eu, claro, de perder meu tempo vendo tal abominação
nem sequer suspeito que podcast seja, tampouco quem deve ser o trotkista. mas o stalinista é quem eu penso que é?
Não. É outro dos que você não gosta.
nunca disse que não gostava dele, caio. puxa, não ponha palavras na minha boca! são apenas, digamos, diferenças programáticas.